Novemblog | #11 Hábitos de leitura: como eu leio

Hoje venho falar-vos dos ~ meus hábitos de leitura ~. Bem, não é que eu me considere um exemplo a seguir, não por essa razão... mas porque este ano foi muito importante para mim, a nível de hábitos de leitura. Comecei finalmente a ler em inglês ~ pelos mais diversos motivos ~, comprei um Kobo e, como tal, tive que me adaptar a estas novas realidades.


Sem dúvida que o Kobo foi uma mais valia e só me arrependo de não o ter comprado mais cedo. Facilita-me tudo :)

Muito bem. Quando começo uma nova leitura, há passos que nunca falham.

O primeiro é escolher um marcador, no qual vou colar alguns post its, daqueles de plástico, transparentes, que me irão permitir marcar as passagens que me interessam, em cada página. Isso facilita-me imenso para depois, mais tarde, encontrar as partes que mais gostei ou que considerei importantes naquela história.


Geralmente corto-os ao meio. Eu sei, é manha. Mas há duas razões: ~ ficam mais subtis nas páginas do livro e ~ acabo por poupar, uma vez que rendem o dobro. É só pegar na tesoura e cortar ao meio.

E colo-os no marcador para estarem sempre à mão. Se colasse no início ou fim do livro, dava mais trabalho para os ir buscar e acabava por "gastar" um pouco mais o livro, por estar sempre a abrir e fechar aquelas partes.


Uso uns post its maiores para escrever ideias ou organizar as partes mais importantes para depois realizar a review. Escrevo em post its porque posso colar onde quiser e depois posso transferir para a minha agenda, se pretender. Ajudam imenso quando, depois, vou escrever os meus posts.


Estou numa fase em que já começo a apreciar a leitura em inglês. O que me agrada bastante! Antes isso só acontecia com a língua espanhola, na qual já me tornara fluente. Mas agora, tenho vindo a descobrir que me aventuro, cada vez mais, na leitura em língua inglesa.

Quando leio um livro em inglês, prefiro comprar o livro físico ~ em inglês ~ e fazer o download do mesmo livro para o meu kobo, em português. Facilmente encontro traduções, nem que seja para PT-BR. O importante é ter ali ao lado um auxílio quando não percebi alguma ideia ou palavra. Claro que podia usar o dicionário, mas acho que assim é mais rápido e menos seca. Assim, quando não percebi o que li, dou uma vista de olhos na tradução.


Outra coisa que me ajuda bastante é o audiobook e, muitas vezes, leio o livro em inglês e ouço o audiobook ao mesmo tempo. Ajuda-me a aprender a pronunciar as palavras e dá dinamismo à minha leitura. Adoro! E facilmente encontramos os audiobooks em inglês no youtube ou com uma pesquisa no google. 


Quando é que eu leio, afinal? Bem, eu leio praticamente em qualquer pedacinho do meu dia em que consigo encaixar a leitura. Desde sempre que ando sempre com um livro atrás de mim. Sempre. Quando mudo de divisão, na casa, levo sempre o livro atrás. Por exemplo, se for cozinhar, se for para a varanda ou para o jardim, se for ao w.c., em qualquer lugar. Quando saio de casa levo sempre o livro também, há sempre uma espacinho de tempo em que esperamos alguém, em que podemos ler umas páginas. Sempre li nos transportes públicos e, no trabalho, aproveito a hora de jantar e os intervalos.
Cada vez gosto mais de estar no meu mundinho...

Leio mais do que um livro ao mesmo tempo. Yeaps! Não me incomoda e não misturo as histórias. Simplesmente porque, às vezes, não estou com vontade de ler aquela história ou porque não estou com aquela disposição para passar um bom bocado com aquelas personagens. Assim diversifico e nunca me aborreço.


Preciso de ter sempre muitos livros à disposição, para escolher o que me apetece começar a ler naquele momento. Detesto não ter possibilidade de escolha!! Por isso, compro sempre mais livros do que aqueles que vou lendo. É assim que funciono.

Mesmo assim, eu tenho um ritmo de leitura mais lento. Não sou daquelas pessoas que lêem rápido. De todo. Gostava de conseguir ler mais rápido, confesso... Mas é assim que funciono, mais uma vez. 

Comentários

  1. Gostei muito querida *.*
    xoxo
    www.maissofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá Mary. :)

    Gostei de ler o teu post sobre hábitos de leitura, especialmente as partes em que dás dicas de como ler em inglês, pois tenho sérias dificuldades com a língua, pelo qye irei certamente aplicar as tuas sugestões. Quanto aos restantes passos, tal como tu leio mais do que um livro ao mesmo tempo, assim quando um determinado livro não me cativa passo para o outro, e tal não me incomoda, nem misturo as histórias; Também costumo, ao longo da leitura, tirar notas, no meu caso tenho um caderno exclusivo para opiniões, frases que me cativam nas obras e ideias para posts futuros para o blogue.

    Quanto ao ritmo de leitura também leio devagarinho, mas acho que também é a minha forma de assimilar a história e de saborear a mesma. Também gostava de ler mais rápido, mas não há nada a fazer. :P

    Beijinhos e mais uma vez parabéns pelo post. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh obrigada :) este ano foi mesmo importante para mim por ter começado a ler em inglês. Foi a melhor coisinha que fiz e já devia ter começado há mai tempo.. mas tinha medo de ser demasiado difícil hehehe Tenho descoberto estes truques por mim e ajudam bastante. Cada vez mais começo a apreciar a leitura nessa língua. Quero muito tornar-me fluente e ser capaz de ler qualquer livro em inglês, seja qual for o nível de inglês nesse livro :)

      Espero ter ajudado.. e partilha os teus truques comigo, depois. Ah, e tens um giveaway no novo post do blogue... podes escolher um livro em inglês :)

      Eliminar
  3. Gostei muito deste post..
    Gostei de sabes os teus truques e formas para ler mais.. :D
    Adorei a ideia dos post its no marcador, realmente ficam mesmo mais perto da nossa leitura... e a ideia de os cortar é ainda melhor.. rendem muito mais.. :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah :) a sério? eu à vezes acho que sou mesmo piquinhas com essas coisas :) mas cortar n dá trabalho e poupas mais e não tens os post its tão grande a sair do livro.. acho mais elegante lolol e usu-os no marcador porque estão sempre ali lololol

      Experimenta!!

      Eliminar
  4. Fiquei cansada só de ler acreditas? o.O

    Mas concedo que os teus rituais dão imenso jeito. É muito mais fácil encontrar partes e avivar a memória

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? cansada?? tenho que escrever menos lolol e no outro dia, alguém me disse que devia fazer post mais longos lololol

      Não vivo sem os meus post its :) viciada viciada lol

      Eliminar
    2. Não é cansada da leitura pah... É cansada dos hábitos. Sou extra-preguiçosa. Uso post-its agora e... já vou com sorte

      Eliminar
  5. Gostei bastante deste post :) Por vezes, sabe bem ler apenas sobre leitura e não apenas sobre livros :)
    http://ocantinhodoslivrosangie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) é, às vezes sabe bem falar sobre a leitura.. eu, pelo menos, gosto imenso de saber quais são os hábitos de leitura dos outros.. às vezes acabo por experimentar e resultam bem melhor do que os meus :)
      Fui espreitar o teu blogue.. já sigo tb :)

      Eliminar
  6. Nunca tinha dado muita importância aos audiobooks, mas de facto é uma ideia boa quando estamos a ler numa língua que não é a nossa. Acho que vou fazer isso da próxima vez que ler livros em inglês e em francês.

    Comprei um Kobo há relativamente pouco tempo, e estou a adorar a experiência, por isso estou como tu... Porque raio é que não o comprei mais cedo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade :) já devia ter comprado o Kobo mais cedo.. e começo a achar que já devia também ter comprado o MacBook Air mais cedo... lol enfim :) coisas que acontecem! Comigo os audiobooks resultam imenso.. nem sempre estou na disposição ou nem sempre encontro um que goste, mas é algo que quero continuar a usar pq me ajuda com as novas palavras e a pronúncia :) **

      Eliminar

Enviar um comentário