REVIEW | A Filha da Mãe, de Maria Cecília

Foi com grande alegria que, em finais do ano 2018, a autora me contacta a informar que estava prestes a ser publicada a continuação do "Histórias em Pedacinhos", um livro de que já vos falei aqui e do qual gostei muito. Se ainda não leram, volto a referir que o deveriam fazer... é uma história simples mas muito bonita, muito real e que tenho a certeza que irá tocar o vosso coração.



Título Original: A Filha da Mãe - Os pedacinhos que faltavam
Autor: Maria Cecília
Editora: Chiado Books
Data: Novembro de 2018
Páginas: 149
ISBN: 9780571288656
Goodreadsaqui
O que vamos encontrar: descoberta da sexualidade, a emancipação da nossa personagem principal e a luta pela independência, a descoberta do gosto pela leitura, o primeiro (grande) amor, entrada para o mundo laboral




Vamos à nossa história. O livro abre com um capítulo que se intitula "Regresso às Origens", em que a nossa protagonista recebe a notícia de que a avó se encontra doente. Rapidamente é invadida por um desejo enorme de regressar à sua terra natal, a Madeira, para rever entes queridos e a terra que tanta saudade lhe deixou.

"(...) e, quando dei por mim, estava no aeroporto, pronta a iniciar a viagem que me havia de devolver à ilha onde tinha nascido, dezoito anos depois. Tinha agora 24 anos, mas continuava sendo uma criança. Uma criança mascarada de mulher."



As páginas vão passando e vamos conhecendo o percurso e os sentimentos desta menina, à medida que se vai passeando pela sua terra. O reconhecer de lugares e de pessoas, as comparações que vai fazendo do que era e do qué aquele espaço, do que tinha no país que acabava de deixar e do que encontra neste que sempre foi o seu berço. Conhecemos também a curiosidade dos outros que a vêm como uma estrangeira e que querem saber as modernices que ela traz consigo.

O bom humor que estava presente nas páginas do primeiro livro também o encontramos por aqui, o que revela tratar-se de uma das qualidades da autora. Gostei especialmente da história da galinha que "quando chegava a hora da postura atravessava a cozinha, seguia até à saleta da televisão e saltava para a cadeira de baloiço" (pág. 40) ~ e se quiserem saber o que aconteceu no resto da história, terão que ler no livro.


Um dos outros temas aqui retratados é o amor. Não a primeira grande paixão, que essa já tinha aparecido no primeiro livro, mas o primeiro grande amor. E aqui é engraçado vermos a diferença dos relacionamentos de antigamente e compará-los com os de agora. Os conselhos que os mais antigos davam à nossa protagonista e o percurso que ela trilha, os dilemas que lhe vêm à mente com o que mãe pensaria sobre ela em determinada situação, ...

Há muitos mais acontecimentos a serem relatados ao longo destas páginas, alguns deles relacionados com a história política do país, como a Guerra das Colónias ou o 25 de Abril. Há outros que são apenas pequenas histórias pessoais. Mas todos são pedacinhos da história da nossa menina mulher, que moldaram a sua personalidade e a ajudaram a tornar-se na mulher no presente. Será esta a mulher que vamos conhecer num possível terceiro livro? Espero que sim!!


A escrita reflecte o cunho pessoal da autora, sempre simples e bastante fluída mas também muito crua, em que tudo é dito sem papas na língua. As coisas são ditas tal como elas são, sem se procurarem palavras ou expressões mais suaves. Fazemos a leitura como se estivéssemos a ter uma conversa com a Maria Cecília!




Gostei muito deste livro. Não ficou nada atrás do anterior!! No entanto, acho que preferi o primeiro pelo facto de a nossa protagonista ser mais jovem e ter aquela ingenuidade de criança. Esse livro tocou-me imenso, e por essa razão tinha dado 5 estrelas. Este é igualmente bom, teria facilmente dado as 5 estrelas mas preciso de os distinguir pelo simples facto de terem despertado diferentes sentimentos em mim. 

E se o recomendo? Claro que sim! E que venha mais um, Maria Cecília!


Comentários