BOOKS | Halloween, de Nádia Batista

Não sei se sabem (porque eu também não sabia...) mas parece que hoje foi o dia do escritor nacional (ainda é.. porque não passa da meia noite hehehe).

E nada melhor do que comemorá-lo, lendo qualquer coisinha nossa... como não pretendia iniciar uma nova leitura estes dias (tenho um projecto grande de leitura a caminho), decidi-me por um conto...


Não sou muito adepta de contos.. fico sempre com vontade de mais e quando dou por mim a história já está a terminar. E este não foi excepção!


O conto inicia-se com a voz de Alexandre, encerrado num manicómio há tanto tempo, que já nem consegue distinguir a sua idade... É dia das bruxas e por entre o burburinho de vozes, a personagem começa a recordar um episódio do seu passado que acabou por determinar o seu presente.

Nesta história, Alexandre e o seu grupo de amigos (que incluía a namorada Eva), decidem fazer uma investida ao cemitério para celebrarem o Dia das Bruxas. Já vos digo que valem como corajosos porque não era eu que me aventurava num cemitério à noite. 

Certo é que, depois de algumas linhas, estão quase a começar o jogo do copo quando avistam um vulto. Aos pares, iniciam uma busca pelo cemitério, procurando descobrir quem seria. Essa busca vai levá-los aos quatro, ainda que tenham seguido caminhos opostos, a uma espécie de salão subterrâneo. O cenário é invulgar: música, máscaras e pessoas a dançar. Alexandre e Eva acabam por se escapar para um quarto onde têm a sua primeira experiência sexual...

No final, quando os quatro se dirigem para a saída daquele local misterioso a história conhece um desfecho surpreendente. E não vos conto mais!

É um conto, de apenas sete páginas, não esperem uma pequena obra prima porque com tão poucas páginas, quase que nem há espaço para tal. Mas podem contar com uma história engraçada e com um final algo macabro que me agradou bastante, uma vez que me surpreendeu (não imaginava um desfecho assim). É claro que as personagens poderiam ter uma construção mais profunda e o desfecho poderia ser mais pormenorizado. Não discordo.. mas é um conto que, por si só, já deverá ter uma dimensão reduzida... logo, não há nada que andar para aqui com grandes descrições. 

Gosto particularmente da dúvida e da incerteza que estão presentes do início ao fim do relato. Inicialmente, não estava a compreender muito bem a intenção da autora com tanta incerteza da personagem principal ao recordar-se dos factos, dos nomes de outras personagens, de detalhes do espaço... mas depois fui percebendo a razão de tudo isso :)
Só fico com pena de ter sido um conto e não uma narrativa mais extensa... acho que gostaria de ler um pouco mais. Mas este poderá ser um aperitivo para uma boa narrativa, se a escritora quiser!

Ah! De louvar a capa do livro, também da autoria da escritora.. Adoro]


Título Original: Halloween
Autor: Nádia Batista
Data: 2014 
Páginas: 7
Onde comprei: está disponível para download gratuito aqui
Goodreads: aqui

RRRRR



Se tiverem curiosidade em conhecer a escritora, podem aceder ao seu blog pessoal Eu e o Bam.

Ficaram curiosos? Gostariam de ler?

Comentários

  1. Que bom que te lembraste de mim :) por acaso já respondi a esta tag, mas vou juntar as tuas perguntas :) assim que tiver um tempinho já trato disso :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Mary, muito obrigadaaa :D Fico muito contente de teres gostado, e sim, eu devia ter apostado mais em alguns aspectos, mas pronto... ;)

    Beijinhos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei :) só queria mais hehehe versão livro!! É por isso que às vezes não gosto tanto de ler contos.. fico com vontade de mais! Agora estou à espera de mais coisinhas tuas :)
      beijinhos

      Eliminar
  3. Olá,

    Excelente comentário e justa homenagem a uma escritora nacional que por acaso já tenho o prazer de conviver à uns tempinhos, muito boa escolha :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso descobri o conto na tua página do FB :) e como me disseste que era o dia do escritor nacional, pensei: porque não? :) e gostei!!
      beijinhos

      Eliminar
    2. lol

      A pagina não é minha é de todos, sem vocês não fazia sentido eheheh

      Também no blog a divulguei, mas não neste dia :)

      http://leiturasdofiachaocorvonegro.blogspot.pt/2014/03/halloween-de-nadia-batista.html

      Jokas

      Eliminar
    3. Sim, eu sei :) vi lá no fb e depois fui espreitar o teu post sobre o conto :) curiosa como sou ... hehehe

      Eliminar
  4. Eu já o tenho guardado para ler para o meu projecto de Halloween deste ano:) Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui e aguentas até lá?? :) espero que gostes.. é simples, mas diferente! :)

      Eliminar

Enviar um comentário