BOOKS | Wonder, de RJ Palacio


Já há muito que não vos trazia uma review destas. Muito trabalho e projectos (e ainda bem!) e pouco tempo livre. Mas com paciência e dedicação, tudo se resolve, não é verdade? G.

Terminei este livro na semana passada e tenho a dizer-vos que foi um dos melhores que já li este ano. Não esperem uma obra prima, mas podem contar com uma ~ [história] ~ simples mas muito bonita, que retrata a vida de um menino de dez anos que vai pela primeira vez à escola e tem que arranjar forças para enfrentar um mundo cruel. 


E o que tem este menino de especial que o torna tão diferente dos outros? August (Auggie) nasceu com uma má formação, tendo uma cara completamente disforme. No passado, já realizou diversas cirurgias, mas a sua cara continua diferente do comum. Ao longo do livro vamos tentando construir essa imagem, mediante as várias descrições. No entanto, julgo que nunca conseguimos ter uma imagem 100% fiel do seu rosto. Ou então, sou eu que não tenho a capacidade de desenhar um rosto tão diferente e disforme. 


A história é sempre narrada na primeira pessoa, embora se intercalem diferentes pontos de vista. Através dessas palavras conhecemos o quotidiano do protagonista que tem que ter forças para lutar contra a discriminação e o desprezo dos olhares alheios, mesmo quando esses olhares têm a duração de um milésimo de segundo. E faz-nos pensar: quantas vezes isso nos aconteceu e pensámos que não tínhamos sido notados... Pois é... V

O livro é dividido em várias partes, sendo cada uma delas dedicada a uma personagem diferente, que acaba sempre por imprimir uma nova perspectiva sobre aos factos.


O ~ [ritmo de leitura] ~ é bastante rápido, não só por se tratar de uma história "simples", como também por possuir capítulos de duas ou três páginas, incluídos nas diferentes partes, narrando acontecimentos diversos mas comuns a um menino daquela idade. 

Adoro como a personagem do Auggie foi construída e como vai evoluindo ao longo da história. Gosto das tiradas perspicazes que às vezes tem, gosto da sua força interior e do sentido de humor, fazendo-me sorrir mesmo quando se trata de um episódio dramático. Sinto-me próxima dele e gostava de o ter conhecido e de fazer parte do seu grupo de amigos. Acho que ele tem muito a ensinar-nos!


No que concerne à ~ [parte física] ~ do livro, adoro * a capa no seu azulão e o desenho que tem estampado. A minha edição é em paperback, com as páginas ligeiramente amareladas, tipo de letra e margem excelentes. 


Adoro ] o tipo de letra escolhido para título do capítulo e o que é utilizado para designar o nome da personagem que vai narrar determinada parte. Tem pormenores muito bonitos, que acabam por tornar o livro mais especial!


Como podem reparar pela foto, destaquei imensas passagens do livro. Como por exemplo:

«And I feel ordinary. Inside. But I know ordinary kids don't make other ordinary kids run away screaming in playgrounds» (pag. 3). 

«She said soft words that I know were meant to help me, but words can't change my face» (p. 60). 



E vocês perguntam: recomendas? Pois claro que sim! Para qualquer idade. É um livro bonito pela mensagem que transmite e por tudo o que nos faz sentir. Deve estar em todas as estantes! 

Vejam também o vídeo e digam-me a vossa opinião sincera. Continuo a achar que estou melhor na review escrita X.



Título Original: Wonder
Autor: R.J.Palacio
ISBN: 978-0-552-56597-4
Editora: Corgi
Data: 2012 
Páginas: 313
Onde comprei: Livraria (7,99£)
Goodreadsaqui

RRRRR



Comentários

  1. Ois,

    Bem parece sem duvida um livro interessante e que nos acaba por cativar e mesmo emocionar, gostei imenso como fizeste a mensagem, criatividade não te falta sem duvida :D

    Bjs e obrigado pela sugestão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um livro simples mas muito bonito sim :) e acaba por nos cativar por isso mesmo. Tento sempre ser um bocadinho criativa :)
      beijinhos

      Eliminar
  2. Quantas mais reviews vejo, mais me apetece ler este livro.
    As imagens do livro são tão giras!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois.. então tens que ler :P eu também fui influenciada pelas reviews... tive que o comprar e ler logo de seguida. E não me arrependo :) o livro é muito lindo (por dentro e por fora)! **

      Eliminar
  3. Adorei o post e o video! :)
    O livro deixou-me curiosa! :D
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério?! Oh que bom :) acho sempre que as coisas não ficam assim tão boas.. obrigada :) ainda bem que te deixou curiosa hehehe :P
      **

      Eliminar
  4. Também gostei muito deste livro! Confesso que esperava algo diferente, mais focado no Bullying, por causa de várias opiniões que acompanhei, mas a verdade é que a obra me surpreendeu muito pela positiva e é muito mais do que este tema, tendo mensagens fantásticas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tens razão.. não é só sobre isso, é muito mais q isso :) a mim tb me surpreendeu pois tinha medo de não gostar.. mas ainda bem que arrisquei :) destaquei imensas partes!! :) (fui espreitar o teu blog e gostei hehehe mas como o meu GFC está todo lixado, sigo pelo bloglovin :)) **

      Eliminar
  5. Tenho mesmo de ler esse livro, toda a gente o diz maravilhas dele! :)
    Ass: Mistery

    ResponderEliminar
  6. Oi :) cada vez fico mais interessada nesse livro. Para que srvem as letras soltas que colocas ao longo dos posts?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jessie.. este livro é delicioso :) vale mesmo a pena ler :) que letras ao longo do post?? Não precebi que letras eram.. :(

      Eliminar

Enviar um comentário