BOOKS | Até onde vai a nossa leitura??

Bem, hoje o post é pequenino mas vem com uma curiosidade que já queria perguntar-vos há muito :)

Gostam de ler aqueles livros que falam sobre determinadas obras? Ou acham que isso vos tira a essência da leitura e da vossa interpretação?

(foto retirada do OLX)

Passo a explicar a minha questão: conhecem aquelas edições que geralmente compramos quando andamos na escola e que falam sobre as obras de leitura obrigatória? Toda a gente deve ter lido pelo menos uma na vida (não me enganem, mas com 16 ou 17 anos, ninguém lê "Os Maias" hehehe).

Bem, eu tenho que confessar que gosto bastante desses livros. Não só porque me permite aprofundar mais o meu conhecimento das personagens, do espaço e da intenção do autor, mas porque me permite, acima de tudo, conhecer uma leitura diferente da obra que li: ou uma visão completamente diferente, ou uma visão complementária. Desta forma, consigo perceber melhor certas passagens e momentos que pudesse não ter compreendido logo à primeira. Passa-se o mesmo convosco? Ou gostam de ler e ficar com a vossa interpretação?

Às vezes há até coisas que me passaram despercebidas e que afinal até seriam importantes na trama ou poderiam até ser meros indícios de algo que poderia vir a acontecer. Outras podem ser simbologias ou meras curiosidades sobre algum local, momento histórico ou gastronómico. 

(foto retirada do OLX)

Mas eu também sempre gostei destas coisas. É verdade... não estaria a ser verdadeira se não o confessasse. Não que eu ache que uma obra deve ser estudada até à exaustão, é só porque consigo ter outro ponto de vista e aperceber-me de outros pontos importantes que, se calhar, me poderiam passar "mais ao lado"...

Digam-me o que acham porque realmente gostava de saber a vossa opinião em relação a isto ou se sou uma "aberração" hehehe. 


Comentários

  1. Oh meu deus, não gostei nada de ler os Maias, li até ao capitulo 7 e depois não consegui ler mais. Não gosto nada de ler um livro por obrigação e ainda por cima quando não gosto dele. No entanto sei de pessoas que gostaram. :)
    Quanto a esses livros de interpretação de outras obras, não sou grande fã :/

    johnsreportblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, ler OS Maias com aquela idade, não me parece boa ideia.. quase ng gosta :( parece-me algo muito comum!

      Eliminar
  2. Sinceramente? Nunca li nenhum livro desses nem sequer tinha (mas quando foi o irmão a dar Os Maias, a minha mãe comprou esse livrinho amarelo =P )
    Mas também na altura que devia ter lido Os Maias só li até ao capítulo 9 ou 10 e quando fiz a prova global de português nem saia que o avô do Carlos da Maia (que agora não me recordo do nome), morria no fim =P Mas pronto, depois nesse verão li o livro completo mas também não gostei muito (mas é daqueles livros que quero reler pois sei que agora vou gostar).
    E pior que Os Maias, é mesmo A Aparição. Esse ao fim de 3 ou 4 tentativas consegui ler o livro todo antes de o analisarmos nas aulas de português, mas detestei e é daqueles que não tenciono voltar a ler :/
    De qualquer forma, esses livrinhos são interessantes (depois li o do meu irmão) e além de se ter um resumo da história, é também um bom complemento de análise.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, leituras obrigatórias na escola são cá um bico de obra... puf! Algumas gostei, mas nem todas.. naquela idade não sabemos apreciar bem isso :( em relação aos livros de análise, concordo ctg.. dá uma visão diferente dascoisas e às vezes sim, sabe bem ver outra perspectiva :) **

      Eliminar
  3. Olá,

    Embora reconheça a importância de colocarem os jovens a ler estes clássicos desde bem cedo, penso que não são os melhores para que os jovens criem hábitos de leitura e no que a mim me diz respeito não me marcaram minimamente.

    Li o ano passado o Crime do Padre Amaro e adorei :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, tb concordo.. e como já disse, com aquela idade pouco nos interessa e motiva fazer uma leitura de um clássico :( acho que as coisas deviam funcionar de forma diferente.. Tb li o Crime do Padre Amaro, na Universidade (lá está, leitura obrigatória) e adorei.. é muito bom! :)

      Eliminar
  4. Olá!

    Eu li Os Maias com 16/17 anos... (Algumas partes assim meio na diagonal, mas pronto) Depois de ter lido, esse livrinho foi uma grande ajuda para "digerir" toda a obra e concentrar-me apenas nos pormenores mais importantes (mesmo que fossem aquelas descrições ENORMES e demasiado pormenorizadas...).

    Na altura esses livros foram um grande apoio, mas hoje em dia, como não preciso de leituras pormenorizadas, leio apenas as obras e fico-me pela minha imaginação do que está escrito...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem :) eu ainda continuo a gostar de, às vezes, dar uma vista de olhos naquelas leituras.. não sei, gosto :)

      Eliminar
  5. Não me fales mais em Maias, eu tive de lê-los ainda há um mês atrás e não os posso ver á minha frente....
    A história até é bonita e interessante, mas a forma como está escrita, tanta descrição, dá cabo de qualquer pessoa......
    Beijinhos
    http://gossipmagazine2000.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu sei.. tens razão.. Com essa idade quase ninguém consegue apreciar o livro.. enfim. E livros de análise, gostas? Leste algum?

      Eliminar
    2. Pois não tive outro remádio senão ler, eu ler o livro até li mas não ficou nada ....
      Os livros de análise são sem súvida a melhor coisa que há para nós estudantes....
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Eu li "Os Maias" com 17 anos! xD
    Sim, concordo contigo!! Também gosto de, depois de ler, pesquisar sobre a obra que acabei de ler, seja na net ou nesses livrinhos de apoio! Gosto imenso de estudar obras na escola por causa disso: numa primeira leitura parece tudo bem simples, mas numa análise mais rebuscada encontramos simbologias e explicações que nunca imagináramos! :)
    Mas concordo: não se deve esmiuçar uma obra até à exaustão porque depois perde parte da magia e da interpretação individual! ;)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei a tua resposta :) é mesmo isso :) sabe sempre bem aprofundar um pouco mais a nossa leitura, ver outro ponto de vista ou reparar em coisas que nos passaram ao lado em todo o processo de leitura. Mas às vezes não podemos exagerar... exaustão tb não é bom :) obrigada pela tua opinião :) **

      Eliminar
  7. Por acaso nunca li nenhum destes livros de "apoio à leitura"... mas percebo que os aches interessantes :) Certamente nos mostrarão coisas sobre o livro original que nos passaram ao lado ou que não compreendemos daquela forma ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente :) é isso mesmo.. fico sempre com curiosidade para saber se algo me passou ao lado ou não :) **

      Eliminar

Enviar um comentário