Novemblog | #19 A Sonhadora

Hoje venho falar-vos de um livro que li há algum tempo mas que merecia umas palavras e umas bonitas fotos.


Este livro foi-me oferecido pela autora, a nossa querida Andreia Rosa (aka Croma dos Livros), juntamente com uma dedicatória e uma carta linda, que guardo entre as suas folhas.

Para ser sincera, estava super curiosa em relação a este livro. Acho a Andreia uma menina super sensível, perspicaz e com um coração docinho. Queria muito saber o que este livro me reservava. Conhecendo ela tão bem os meus gostos de leitura, avisou-me logo que se tratava de uma prosa poética. Sei que não não leio muitos livros com esse registo, mas é algo que me dá bastante prazer, de vez em quando. 


Bom, mas o post não é para falar sobre o criador, mas sobre a sua obra. 

~~~~~~~~~~~~
Uma história, num lugar não muito distante para qualquer um de nós, onde vive a Sonhadora agarrada às estrelas. Retratando a vida de uma jovem, dum ponto de vista fantasiado, que simultaneamente permite um perfeito entendimento dos seus dilemas e vivências, mostrando o seu subtil e profundo, aconchego ao sonho, ao mesmo tempo que os seus constantes pensamentos perturbadores pairam na sua mente sonhadora. Uma aura triste e melancólica, dando reflexo a uma alma sensível e perdida, mas que nunca deixa de sonhar. 
Um dia, perguntaram-lhe para onde iria ela. Sorrindo, respondeu, "até onde o sonho me levar".
~~~~~~~~~~~~~~

É um livro pequenino ~ 64 páginas ~, mas intenso; com uma escrita aparentemente simples mas que tem o poder de nos transportar para outros mundos (ou não fosse a nossa protagonista, "a sonhadora"). É esta sonhadora que nos narra a história, num conjunto de pensamentos, sonhos e vivências... não há uma história, ou uma intriga completa nesta narrativa. Há sim um conjunto de pensamentos e de sonhos (aparentemente aleatórios, mas que não o são), que têm o poder de nos levar também a reflectir e a sonhar.


Penso que é o tipo de livro em que cada um terá sempre algo diferente a dizer. Há partes em que me consegui identificar com a sonhadora e partes em que ela me conseguiu transmitir aquela tristeza que me apertou o coração. 

Às vezes, é realmente difícil escrever algumas palavras sobre coisas tão bonitas e simples... às vezes, o simples torna-se complicado...


A ~ capa ~  é lindíssima. Gosto dos tons e do tipo de letra usado. Depois de olhar para ela durante algum tempo, acho que é das capas mais bonitas que tenho, não só pela simplicidade mas também porque foi pensada e tem tudo a ver com o livro. Pelo menos, é a minha opinião! Parece que estou a ler o livro, deitada ali e a olhar para os passarinhos (no campo superior esquerdo). 

E adoro a escrita da Andreia. Acho que para um primeiro livro está bastante bom e tenho a certeza que, à medida que a Andreia for diversificando as suas experiências de vida, vai conseguir amadurecer a escrita.


Da mesma forma, sei que é um livro que tenciono reler. Tenho a certeza que me vai fazer sonhar de forma diferente em cada leitura que fizer. Porque se nós também mudamos, ao longo da vida, se amadurecemos com as nossas vivências, a forma como interpretamos as coisas também muda, obrigatoriamente. Sei que é um livro que tem mais a oferecer-me... 


Recomendado :)


Agradeço à Andreia esta oferta e a oportunidade que me deu de conhecer o seu trabalho. Espero que este seja o primeiro de muitos!

Título Original: A Sonhadora
Autor: Andreia Rosa
Editora: Edições Vieira da Silva
Data: 2013
Páginas: 64
Onde comprei: Oferta da autora
ISBN9789897360350

Goodreadsaqui

Comentários

  1. Gostei!
    Novo post! hashtagwwgu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Adorei as fotos e a opinião! Tive a mesma que tu! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Demorei imenso a escrever esta opinião... é mesmo como disse, vale pela sua beleza e às vezes, é mesmo difícil escrever sobre coisas que são simplesmente bonitas :) um beijinho grande e obrigada por estares sempre aqui :)

      Eliminar
  3. Só o titulo, por si só, chamaria a minha atenção. Depois de ler a tua opinião fiquei mais interessada no livro.

    http://miniestanteliteraria.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que fotos mais fofas :3
    Concordo imenso com tudo o que disseste e também vou querer sem dúvida relê-lo um dia :D
    Beijinhos Mary

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai que bom.. adoro despertar a atenção dos meus leitores :) hehehe *** obrigada, também gostei destas fotos :)

      Eliminar
  5. Também adorei o livro.. A Andreia escreve muito bem e espero que seja o primeiro de muitos.. :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai tb espero :) por acaso é um tipo de escrita que não leio todos os dias, mas que me sabe bem de vez em quando :)

      Eliminar
  6. Olá :)

    Ainda não conhecia o teu blog :). No entanto, acho que nunca é tarde para tal!
    Comecei a espreitar e dei com esta opinião, que me parece muito genuina e verdadeira :). Fiquei muito curiosa com o livro! Vou apontar esta sugestão.

    Boas viagens,
    Rosana
    http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que me encontraste :) hehe claro que nunca é tarde!! E eu ainda sou pequenina por aqui :) tento ser o mais sincera possível em tudo o que escrevo.. embora, por vezes, isso possa ser mal compreendido, já que há muitas pessoas que não aceitam uma opinião diferente da sua.
      Ainda bem que gostaste, não sabes o quanto isso me deixa feliz. Já fui espreitar o vosso cantinho e também gostei. Parece-me estar sempre muito actualizado e tem um conteúdo bastante bom.
      um beijinho grande**

      Eliminar

Enviar um comentário