Novemblog | #20 Fotos de livros, importante ou não?

O post hoje é pequenino. Domingo já está a chegar ao fim e passei-o no quentinho do sofá e da manta vermelha, acompanhada por um chá com leite e bolachinhas. A leitura de hoje foi o Coraline, do Neil Gaiman.


Gostei do livro, mas não adorei. O que mais me encantou foi aquela pincelada na história, à Neil Gaiman. Este senhor é sensacional! Mas isso, é tema para desenvolver na altura da review.

Hoje vamos falar de outras coisas. No outro dia perguntaram-me porque é que eu me preocupava tanto com as fotos do blogue e por que razão perdia tanto tempo a tirá-las e a editá-las, quando o mais importante seria o que se escrevia sobre o livro e não as fotos.

Bem, eu não acho. Não acho de todo, para vos ser sincera. Acho importante o que escrevemos sobre uma determinada obra, mas não acho que seja menos importante a parte física da mesma, Não sei o que se passa convosco, mas eu gosto muito dos meus livros. Sou bastante apegada a eles. Não no sentido de não os estragar, porque os "uso" bastante, mas no sentido de que, para mim, eles são parte de mim. Gosto de olhar para eles, de admirar as capas e as páginas, gosto de me passear pelas citações que destaquei e gosto de olhar para a minha estante. 

Para mim são arte. E tal como a arte, devem ser apreciados. Não só pelas palavras mas por tudo o resto.

Há tanta beleza nos livros que acho que usar apenas palavras para falar deles, seria redutor. Se gosto e valorizo tanto a imagem que eles têm, por que não transferir essa imagem para as reviews? Para além disso, as imagens tornam a leitura mais interessante... não acham?

O que acham? 
Acham que as fotos nos posts podem tornar as reviews mais interessantes, ou nem por isso?

Preferem um blog só com texto ou com texto e fotos?


Comentários

  1. Concordo contigo :) Também vejo os livros como arte não só por dentro como também por fora.
    E acho realmente importante um post sobre determinado livro ser acompanhado por fotos. E se essas fotos forem bonitas e cuidadas é logo uma diferença enorme não só porque o blogue fica mais apelativo, mas também porque o público consegue ver bem como o livro é por fora ^_^
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, é isso que eu também penso. A mim, cativa-me muito mais quando vejo um blogue com muitas fotos, torna a leitura mais leve :) Além de que, um livro é peça de arte.. e como tal, há que ser fotografado :)

      Eliminar
  2. Ah e quero ler Coraline só não sei quando xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei.. apesar de não ter sido o melhor livro do Neil Gaiman. Li num dia, por isso tu consegues ler em poucas horas :)

      Eliminar
  3. Um blog com as tuas fotos sim... hei queres começar a fotografar para o meu??? =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas fotos? lolol eu bem gostava de perceber mais de fotografia... mas comecei a ganhar-lhe o gosto :) quero tirar fotografias dos meus livros para mais tarde poder recordar :) so me falta comprar uma máquina...

      Não gostas de tirar fotos?

      Eliminar
  4. Fiquei um pouco surpreendida com o que disseste no final segundo parágrafo. Como é que as fotografias não são importantes? Elas dão mais vontade de ler um post, atraem leitores, embelezam o blogue. Podes perder tempo elas, mas o resultado final vale super a pena! Identifico-me com o terceiro parágrafo. Adoro olhar para os meus livros, mas também para as imagens que tiro deles e para as várias edições que fiz. Se não nos preocupar-mos com a imagem do blogue, não será apenas as boas postagens que conseguiram seguidores. Eu sou prova disso. Tenho pouca vontade de ler posts de um blogue com um layout confuso ou com cores muito fortes, desorganizado ou sem imagens para lhe dar vida. Por outro lado, blogues como o teu, de design simples, que utiliza cores que combinam e quase sempre as mesmas consoante o contexto e com imagens tão bonitas dão-me imensa vontade de ler o que escreves. Isso a juntar com os temas que encontro aqui que são temas que gosto de ler e a simpatia e boa energia que transmites através do teu estilo de escrita. Se um blogue não tem isso, quem o quer ler?
    Beijinhos!
    *Mistery

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau :) obrigada pelas tuas palavras :) às vezes acho que so faço e digo bagatelas e como ninguém às vezes comenta o que está bem e o que está mal, eu nem sei bem o que mudar. Por isso, obrigada por cada letrinha que escreveste!! É bem verdade.. cada vez mais tenho vontade de seguir blogues que marcam pela diferença.. que se preocupam com o que se escreve mas também com a imagem. Sem dúvida! e atrai-me muito mais um blogue com fotos pessoais do que um blogue só com texto... O que disse nos primeiros parágrafos, foi a opinião que ouvi lolol não é, de todo, o que eu acho!!! Nah, nem pensar!! E podes ter a prova pela imagem do meu blogue!! :)

      Também adoro o teu :) é um dos mais bonitos que acompanho.. não só nas palavras mas também na imagem. Eu sei que nem sempre comento, é verdade... às vezes leio quando estou no telemóvel e não dá muito jeito para comentar. Mas é sempre passagem assídua :) um beijinho grande

      Eliminar
  5. Olá Mariana!
    Eu concordo contigo! Realmente o texto é fundamental, mas não podemos negar que as imagens nos puxam imenso a atenção, e tornam a leitura mais agradável! Ainda por cima fotografias de livros... O que podia ser melhor? :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah :) ufa :) às vezes penso que faço tudo ao contrário e da maneira errada hehehe mas o que faço, faço ao meu gosto pessoal :) quero poder lembrar-me de todos os livros que li e das impressões que me deixaram :) ***

      Eliminar
  6. Ora bem, devo dizer que sou dessas pessoas que dá mais importância ao que se escreve sobre o livro (ou outro assunto qualquer), do que propriamente as fotos.
    Entendo que as fotos embelezem o blogue, como também seja uma maneira de partilhar algumas edições bonitas de livros mas para mim, o que importa é mesmo a opinião da pessoa. Nem me importo que o post tenha uma foto do produto em questão (seja livro, filme, ou outro produto qualquer) mas já me aconteceu ver posts em que são mais as fotos do que propriamente a opinião (atenção, não estou a dizer que foi contigo), e fiquei a sensação que as várias fotos serviam para o leitor se distrair da review propriamente dita :/
    Mas de qualquer forma, gosto de acompanhar as tuas opiniões, tenham ou não fotos =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, compreendo... mas a mim custa-me imenso ler uma página só com texto e sem fotos... não sei, se calhar é so de mim :) às vezes custa-me imenso dar a minha opinião.. ou porque o livro é tao bonito por si, que me custa transformar essa beleza em palavras ou outras porque é difícil escrever sem dar spoilers.. não sei :) mas sim, valorizo muito o texto. É algo que tenciono melhorar para o próximo ano :)

      Eliminar
  7. Ois,

    Como já aqui comentei admiro a tua criatividade com fotos, pensos er uma mais valia e dão uma certa "graça" à mensagem :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh obrigada :) eu gosto sempre de dar o ar da minha graça hehehe :) apenas gosto de dar o meu toque :) **

      Eliminar
  8. Por acaso é uma questão interessante. No meu blog já dei por mim a colocar imagens para ilustrar melhor certo assunto. E, por acaso, acho que as fotos que tiras também se tornam parte do teu post e parte, a partir daí da própria identidade do blogue. Colocar fotos e texto torna-se sempre mais interessante. Acaba por ser mais atrativo visualmente.
    Boas leituras e boas fotos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois .. eu também acho. Gosto de blogues que mostram bem a opinião pessoal, relativamente à leitura do livro mas que também dão um toque de criatividade com as fotos.. para mim, os livros são obras de arte e quero guardar imagens com memórias dos mesmos :)

      Eliminar
  9. Concordo contigo.. acho que os livros são obras de arte e que devem ser mostrados a toda a gente..
    Também gosto de tirar as fotos aos meus livros.. porque para além de falarmos do livro em si também acho importante mostramos aos outros como os livros são.. para mostrar aos outros como eles são..
    Muitas vezes sinto a necessidade de r procurar como um livro é e raramente encontro fotografias do mesmo.. e é por isso que gosto de lhes tirar fotografias..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim :) é isso mesmo! eu dei por mim a querer guardar uma imagem dos mesmos... porque gosto deles, pelo que leio mas também pela parte física :)

      O teu blogue é lindo e as fotos são fantásticas :)

      Eliminar
  10. Acho que as fotos ajudam a chamar a atenção sobre determinados livros ou aspectos que de outra forma, só lendo um titulo, por exemplo, não daríamos atenção nem iríamos parar para ler.
    E as fotos que aqui colocas são lindíssimas e apelativas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh a sério? Gostas? eu gosto de livros.. mesmo adorar a parte física... por isso tento passar algo da beleza para o blogue. Não gosto de reviews que dizem muito da história, às vezes acho que é melhor partir sabendo pouco, mas tento sempre chamar atenção para o livro de alguma forma... as fotos são uma das minhas tentativas :) obrigada! não sabes o quanto fico feliz por saber que gostam :)

      Eliminar

Enviar um comentário