Novemblog | #9 If I Stay

Hoje trago-vos uma review... de um livro que já me andava debaixo de olho há imenso tempo e que só li e ouvia coisas positivas a respeito.


Li este livro num abrir e fechar de olhos. Tem uma leitura super fácil, mesmo em inglês, uma história simples mas que acaba por nos prender com essa mesma simplicidade.

Esta é a ~ história ~ de Mia, uma adolescente de 17 anos, que vive com os pais e o irmão mais novo. O pai é um antigo músico, com uma banda de punk, que agora é professor de inglês e a mãe trabalha numa empresa. Mia é apaixonada por música mas, ao contrário da família, prefere a música clássica. Para surpresa de todos, escolhe o violoncelo como sua grande paixão, dedicando grande parte do seu dia a praticar.

Esta é uma família completamente normal e feliz, com uma boa relação entre eles. Naquele dia, logo no início do livro, as escolas estão fechadas, devido a um grande nevão e os quatro, iniciam uma viagem. E não, não estou a falar demasiado... vocês têm ali as fotos na capa do livro.


A história é narrada pela própria Mia e é através dos seus olhos e das suas palavras que acedemos aos acontecimentos mais importantes da sua vida. A narrativa ocorre praticamente durante um dia, por isso parece que a nossa leitura ainda adquire um ritmo mais rápido.

E como vos disse, é uma história banal e, pode-se considerar, bonita. Um livro que nos faz pensar sobre a vida, sobre os nossos sonhos e o que fazemos, ou não, para os alcançar, que nos fala sobre o amor e a saudade, a perda de entes queridos e o vazio que cá fica...


O ~ tema ~ não é inovador. É verdade pura e dura. Então, por que razão gostei tanto desta narrativa? Porque me fez lembrar e reviver momentos pessoais e olhar para os acontecimentos através de um outro ponto de vista. E isso, agradou-me bastante. Foi uma mais valia.

No entanto, acho que a maioria das pessoas deverá gostar desta história. Vão, de certeza, achar que ela lhes toca o coração a certa altura.


Sobre as ~ personagens ~, posso contar-vos que, tal como tudo neste livro, são banais - parece que saíram do nosso quotidiano. Gostei da Mia... Se a pudesse definir com uma só palavra seria... leveza! É aquele tipo de menina angélica, querida, meiga, com um olhar doce... Pelo menos foi assim que a idealizei. 


Depois de ler, vi o ~ filme ~. Não gostei tanto... nem vos sei explicar muito bem a razão. O filme é mais ou menos fiel ao livro, tirando algumas passagens que foram adaptadas, algumas delas nem gostei muito... como na parte em que o namorado toca uma música na guitarra junto à cama dela. Acho que alterou um pouco o sentido daquela passagem do livro. Mas enfim, fazer o quê? No entanto, adorei as personagens e os actores escolhidos, especialmente a Mia. A rapariga é lindíssima e imaginava-a assim.


Tem algumas ~ passagens ~ muito bonitas que destaquei, porque quero, sem dúvida, voltar a elas, mais tarde...




Não deixem de ouvir ~ uma das músicas lindas ~ que faz parte da banda sonora deste filme: "Promise", de Ben Howard, que podem ouvir aqui

Aconselho? Sim claro, uma leitura leve mas que não deixa de ser bonita e de nos fazer ficar com a lágrima no canto do olho. 


Título Original: If I Stay
Autor: Gayle Forman
Editora: Definitions
Data: 2014 (original de 2009)
Páginas: 217
ISBN: 978-1-909-53123-9
Onde comprei:  Bookdepository

Goodreads: aqui

Comentários

  1. Coincidência, ontem comecei a escrever a review para o mesmo livro! X) Comprei apenas e só por causa das expectativas que o filme andava a levantar e muito sinceramente apesar de ter achado o tema interessante não fiquei muito surpreendida!
    Bj*

    365 Days of Blues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh pah... eu gostei porque tive uma situação idêntica e isso mexeu um pouco comigo.. mas só por isso, porque, de resto, é um pouco cliché... e o filme não achei grande coisa..

      Eliminar
  2. Eu estou super curiosa à cerca deste livro, espero gostar!! beijinhos
    http://diariosdeumadesconhecidacomilona.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh pah.. não vás com grandes expectativas... lol é um bocadinho cliché, mas é uma história simples que deve agradar à maioria :)

      Eliminar
  3. Eu gostei muito do livro.. e quero muito ler o segundo..
    E ainda tenho que ver o filme.. só espero que não me desiluda..
    Gosto muito dessa tua edição..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta edição é linda, não é? :) adoro a capa e geralmente nem costumo gostar de capas com imagens de filmes.. O filme desiludiu-me um bocadinho :( e já viste que leste o segundo hehehe e que gostaste (ai goodreads, goodreads..) também já o tenho aqui para ler :)

      Eliminar
  4. Também já li o livro e também gostei, achei-o tocante, tal como referiste. :) Relativamente ao filme, ainda não vi, mas agora fiquei com um pouco de medo depois de ler a tua opinião. :P

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lolol não fiques com medo.. eu sou muito esquisita com filmes.. a sério :( mas o livro tem a sua beleza, sim :)

      Eliminar
  5. Que bolachas pirosas são essas mary????

    ResponderEliminar

Enviar um comentário