REVIEW | Hopeless, de Colleen Hoover

Esta foi uma das minhas leituras de Janeiro. Estava com imensa vontade de lhe pegar por tudo o que já tinha ouvido e lido sobre ele e porque tinha sido um presente especial da Cata, no amigo secreto do Cinco Páginas, neste Natal.


Colleen Hoover era uma das autoras que queria conhecer neste novo ano. Bastante citada nas redes sociais, toda a gente fala maravilhas dos seus livros. Este livro acabou por não me desiludir... adorei a escrita da autora, simples mas capaz de nos fazer imaginar, com uma construção interessante da própria narrativa e personagens modeladas e bem construídas que nos ajudam a "acreditar" no que lemos.

Esta é uma daquelas leituras para a qual se deve partir a saber pouco. Pelo menos, na minha opinião. Metade daquilo que já sabia sobre o livro já se tinha ido da minha mente, quando iniciei a leitura. E isso foi um ponto a favor [cada vez mais me apercebo que, quanto menos sei acerca de um determinado livro, mais agradável se torna a leitura].


Neste livro conhecemos a Sky, uma adolescente de 17 anos, que vive ao lado da sua melhor amiga, a Six. A nossa personagem principal vive com a mãe que é contra qualquer tipo de tecnologia (uau, como é possível viver sem telemóvel, internet e televisão!!) e sempre estudou em casa. Neste novo ano escolar, ela vai pela primeira vez à escola e as peripécias vão ser mais que muitas. Num dos dias, quando vai às compras, conhece um rapaz estranho q.b., Dean Holder, caracterizado pelas suas mudanças de humor repentinas, bastante misterioso, por vezes querido, outras intrigante e outras ainda um tanto ou quanto brusco. 

Engane-se, porém quem pensar que esta é mais uma história de amor a que tanto nos habituaram. É mais que isso. É a história de um adolescente e do seu passado, de dilemas familiares e de respostas a tantas perguntas para que se possa compreender questões tão difíceis com que a vida, às vezes, nos brinda.

Não vos quero contar mais. 



O livro é dividido em capítulos que abrem com a data e hora e que se misturam com relatos do passado, que surgem destacados graficamente dos restantes. À medida que a história avança, a nossa personagem vai recordando acontecimentos que estavam "apagados" ou "esquecidos" na sua memória.


Foi um livro de quatro estrelas, pela fluidez e leveza da escrita, sem deixar de carregar nas palavras a dureza do tema e que , por isso, me envolveu. Houve determinadas partes do romance que não compreendi muito bem, determinadas atitudes menos verosímeis, talvez. Mas gostei da parte em que os acontecimentos descritos serviram todos para nos ajudar a compreender o comportamento de Dean. No fundo, acho uma história bem construída, para um new adult.


Um pormenor que gostei muito foi a palavra que dá nome ao livro "Hopeless". Adorei a história que a envolve [mais não digo!].


É um livro que recomendo, não é uma obra prima mas é uma leitura deliciosa e uma história bonita, ainda que com passagens tristes. Uma história simples, mas comum a tantas outras.




Título Original: Hopeless
Autor: Colleen Hoover
Editora: Atria Paperback
Data: 2013
Páginas: 408
Onde comprei: presente de Natal
ISBN: 9781476743554
Goodreads: aqui




Comentários

  1. Olá!

    Já ouvi falar muito bem deste livro. Quem sabe se ainda o compro e leio.

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força nisso :) é um livro que acho que deve a agradar a muita gente :)

      Eliminar
  2. Também quero muito ler este livro. Estou agora a ler o Maybe Someday da Colleen Hoover e estou a gostar bastante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum.. espero opinião :) vou apontar aqui na wishlist :) eu gostei muito da forma como ela escreve.. :)

      Eliminar
  3. Esta autora é uma autora que queria ver se lia este ano..
    Estou muito curiosa com esta história..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário