REVIEW | "A Christmas Memory", de Truman Capote & "Um presente Inesperado", de Carina Rosa

Este Natal foi a altura ideal para ler alguns contos. Histórias curtinhas para intercalar entre um leitura e outra.

Um dos meus objectivos deste ano que está a terminar era o de ler mais contos. Tal como muitos dos meus outros desafios, foi adiado e adiado e acabou por não conhecer grande concretização. Para falar verdade, só em Outubro tive a oportunidade de ler alguns contos.

Neste mês de Dezembro aproveitei então para passar algumas destas leituras para a pilha dos lidos de 2015.

O primeiro conto que li foi de uma escritora portuguesa, Carina Rosa, de quem já muito tinha ouvido falar mas que me era totalmente desconhecida. O conto está disponível para download gratuito no site do smashwords.


Não me vou alongar muito na opinião destes contos porque eles são tão pequeninos que não vos quero estragar o deleite da leitura e a vossa curiosidade.

Para começar, queria dizer-vos que fiquei agradavelmente surpreendida com a personagem principal do livro da Carina. Achei super original e sacou-me logo um sorriso da cara nas primeiras linhas. Logo depois, o facto de a história se passar em Fafe, uma terra que gosto muito, arrancou-me o segundo.

Aqui podemos, então, conhecer a história da nossa personagem principal, o Simão, que se vê obrigado a ficar fechado em casa, enquanto a restante família se encontra lá fora a brincar na neve, no dia de Natal. Por estar fechado contra a sua vontade, tudo o irrita: luzinhas e árvore de Natal, cânticos, bolas de neve, ... Então decidi vingar-se daqueles que o deixaram ali sozinhos e que se encontram a divertir lá fora.

Depois de algumas peripécias mais engraçadas, cai em si e percebe que, se calhar, o motivo pelo qual se encontra ali não é mais do que fruto de uma grande preocupação pela sua saúde. E eis que a noite não termina sem um "presente inesperado"...

É uma história ternurenta, com um início triste, que nos deixa o coração apertadinho quando pensamos na solidão e no abandono que envolve tantas pessoas, nesta altura do ano ~ e não só! ~. Mas é também uma história que nos fala de perdão e compreensão, de nos vermos no lugar do outro.

Dei 3 estrelas porque acho que queria mais, porque não queria que fosse tão rápido. Mas adorei a escrita da Carina e quero muito ler outros trabalhos dela. Aconselho muito a leitura deste conto. 

E a Carina merece todo o nosso apoio. É a primeira escritora que vejo que interage com os seus leitores no goodreads, que lê o que nós escrevemos sobre a leitura e que se preocupa em conhecer a nossa perspectiva. Dou 5 estrelas à Carina Rosa :)



Outro conto que li foi o "A Christmas Memory", de Truman Capote. E que conto belíssimo!

Aqui a personagem principal é um menino de sete anos que tem uma amizade bastante especial e enternecedora com uma prima de sessenta e tal anos. São os melhores amigos um do outro, tal como nos conta.

A história começa com a descrição da cozinha e com um grito informando que é a altura de fazerem bolo de frutas! E aqui começa a aventura que passa pela recolha das frutas e o processo de aquisição os ingredientes necessários à confecção do mesmo, assim como o próprio processo na cozinha. As descrições são fantásticas, cheias de sabores e cheiros deliciosos.


Há também a decoração de Natal com a procura do pinheiro perfeito:


E, como não podia deixar de ser, a troca de presentes. Presentes pensados e criados a pensar na pessoa a quem vamos oferecer, porque o dinheiro não abunda naquela casa.

Mas este é o último Natal que passam juntos. A distância vai depois intrometer-se entre aqueles dois amigos que, no entanto, não se esquecem e continuam a falar por cartas. No entanto, o tempo passa e a idade começa a pesar e as memórias a confundir-se...


É uma história ternurenta, muito bem escrita e que nos toca o coração. Amei este conto, não só pelos sentimentos que trouxe com as palavras mas pelo facto de abarcar um espaço de tempo muito maior. Acho que gosto mais de contos que não se passam apenas em 24 horas, mas que encerram em si anos de história já que, na minha opinião, ajuda a equilibrar o curto número de páginas.


Podem obter mais informações sobre esta obra nesta página do goodreads. Um livro ao qual dei 4 estrelinhas.

Comentários

  1. Foquei-me no chá!!!! Onde o arranjaste?

    ResponderEliminar
  2. Também li este Natal o conto da Carina e adorei.. tal como tu gostava que o conto fosse mais explorado porque tinha muito por onde pegar..
    E fiquei curiosa com o outro conto.. :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora acho que ando mais numa de ler contos :) o outro é muito bonito, apesar de o inglês ser um bocadito mais puxado :) lês super rápido :)
      um beijinho

      Eliminar

Enviar um comentário