04 julho 2016

REVIEW | Razões para ler a série "Falling Kingdoms", de Morgan Rhodes


Título Original: Falling Kingdoms, Rebel Spring, Gathering Darkness, Frozen Tides
Autor: Morgan Rhodes
Editora: Penguin Books
Data: 2012, 2013, 2014, 2015
Páginas: 412, 401, 416, 432
ISBN9781595145857, 
Classificação Pessoal: 
Temas: intriga, mistério, traições, fantasia, segredos bem guardados
Goodreadsaqui; aqui; aqui; aqui


Vamos à sinopse do primeiro livro, para não adiantarmos nenhum spoiler em relação aos restantes:
Antes de mais, gostava de dizer-vos que bem tentei escrever uma review para cada um dos livros desta série mas... depois de várias tentativas frustradas, desisti. Isto porque acabei por devorar cada um deles de uma forma... animalesca :) Que série incrível! E depois de os ler, ficava a pensar no que podia dizer e como o havia de dizer e... bem... digamos que fui adiando, adiando, e agora julgo que faz mais sentido apresentar-vos algumas razões que vos convençam a pegar nestas relíquias.


Nesta história temos o reino de Mytica, constituído por Limeros, Paelsia e Auranos e em cada uma destas partes, temos personagens principais que, de certa forma, se vão acabar por relacionar umas com as outras. Neste sentido, há personagens principais para cada uma das partes do reino e a narrativa é contada através da perspectiva de cada uma delas. Isto significa que cada capítulo é reservado à visão de uma determinada personagem ~ o que eu adoro, mesmo ao jeito das Crónicas do Gelo e do Fogo, porque faz com a história avance de uma forma mais dinâmica e viciante para o leitor ~


O enredo está então repleto de personagens muito bem construídas, que evoluem ao longo da história, que são ricas e que agem segundo a sua própria personalidade. Tal como Martin, também Morgan Rhodes não tem qualquer tipo de piedade em escravizar e matar as suas personagens... awesome! Nunca sabemos o que a página seguinte nos reserva! 

Esperem, por isso, inúmeras peripécias e uma história que prima por não ter um ponto de vista redutor, fruto da visão de apenas uma das personagens, mas uma visão muito mais rica e abrangente.

E sim, há personagens irritantes. Tipo.. aquela Lucia... Se irrita? Irrita. Mas o mérito é todo para a autora, que a conseguiu construir assim ~ acredito eu ~, para que despertasse esse sentimento em nós, leitores.   


Outro ponto a favor da autora é a fluidez na sua escrita. A história corre pelas linhas do livro, não há nada forçado, tudo está completamente integrado na estrutura narrativa. As descrições são engenhosamente incluídas ao longo da história, mas de forma natural, através das personagens ou do próprio narrador. No entanto, esses momentos apenas surgem quando necessários, o que significa que, mesmo nos livros posteriores, em que é necessário contextualizar o leitor e recordá-lo dos acontecimentos dos volumes anteriores, a história não pára. As informações são dadas a seu tempo, quando pertinentes, nem que tal tenha que acontecer a meio do livro. 


A presença do fantástico é um dos pontos fortes, envolto em grande secretismo, que se vai desvendando aos poucos e poucos. Há feiticeiras e vigilantes... e outras coisas mais!


A linguagem é simples e muito acessível. Li em inglês e achei bastante fácil, por isso, aconselho para quem estiver a começar a iniciar-se neste tipo de leituras.


É uma série que prima pela originalidade. Eu sei que é comparada a Game of Thrones [odeio este tipo de comparações!! são sempre redutoras e tiram mérito à coisa, especialmente quando escritas na capa do livro, como acontece aqui] mas acreditem que a história em si, nada tem a ver com a série de Martin. Agora, se falarmos da estrutura da narrativa e na frieza do tratamento que é dado a algumas personagens, aí sim, posso concordar que há ali qualquer coisinha que me faz lembrar o senhor Geroge R. R. Martin. Mas, para mim, isso é ~ sem qualquer dúvida ~ um ponto a favor!

Por isso, leiam esta série :) Se gostam de literatura fantástica, não deixem passar estar oportunidade!

Convenci-vos? :)

4 comentários:

  1. Até agora também só li os dois primeiros livros desta série, mas já estou completamente rendida à história e às diversas personagens!! Mal posso esperar para ler os próximos volumes! Acho que já existem mais 2 senão me engano! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ups se calhar não especifiquei bem na review.. mas eu já li os quatro. Infelizmente, ainda não tenho todos em formato físico :( e adorei.. todos :) O quinto sai este ano e mal posso esperar!

      Eliminar
  2. Não posso acrescentar mais séries para ler! :D

    Parece bastante interessante. Quem sabe um dia :) Aconteceu-me o mesmo com a trilogia de Mara Dyer. Devorei-a e agora não consigo escrever a opinião xD

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hehehe oh só mais esta :) vá láaááá :)
      Mara Dyer? a sério? tenho ali na estante... hum, Nádia Maria que me levas à loucura hehehe acho que vou pegar nela :P

      Eliminar