Especial Literatura Fantástica

E hoje é o último dia do Especial Literatura Fantástica, promovido pelo blogue e canal A Mulher que Ama Livros, e que contou com a participação de A Outra Mafalda, Filipa b0oks e So Happy With Books.

Cabe-me a mim fechar a semana e o especial com mais algumas sugestões de leitura, filmes e séries deste género que é, sem dúvida alguma, o meu preferido. Bom, são capazes de encontrar algumas sugestões repetidas, por aqui, se já acompanharam as publicações das outras meninas. Mas vejam o lado bom: se é sugestão de mais do que uma pessoa, talvez seja porque vale a pena apostar!

Desde que me lembro que gosto de livros de fantasia. Encanta-me mergulhar num mundo onde tudo é possível! Já não sei bem por onde comecei, mas da minha juventude trago nomes como Ursula Le Guin (O Ciclo de Terramar), Sandra Carvalho (A Saga das Pedras Mágicas), Christopher Paolini (Eragon), Joseph Delaney (A Maldição do Mago), entre outros - a maior parte destes títulos pertencentes à coleção "Via Láctea" da Presença, na altura, a minha preferida. Como podem reparar, já sou velhinha e cresci neste género antes do Harry Potter sequer existir.

Posso dizer que já li algumas coisinhas mas nem de perto, nem de longe sequer metade daquilo que ainda tenho aqui para ler! Mas quero investir nisso, por isso, o meu único objetivo para este ano de 2017 era ler mais fantasia e ficção científica. E querem saber? Estou a conseguir! Decidi seguir-me pela lista do BuzzFeed (aqui) com a lista das 51 melhores séries de fantasia, escritas até hoje.


Bom, e vamos deixar-nos de tagarelice e passar às sugestões.

1. Um dos meus livros preferidos de sempre, "O Nome do Vento", de Patrick Rothfuss, com um mundo criado muito bem alicerçado, escrito de uma forma cativante e muito rica. Ainda só li o primeiro volume, mas já ando com saudades do Kvothe! 
Este é aquele livro que se eu pudesse escolher, gostava de o ter escrito. Por isso, imaginem o quanto gosto dele!

"O humilde estalajadeiro Kvothe relata a história de como um rapaz desfavorecido pelo destino se torna um herói, um bardo, um mago e uma lenda. O autor explora o desenvolvimento de uma personalidade enquanto examina a relação entre a lenda e a sua verdade, a verdade que reside no coração das histórias."


2. "Mistborn - Nascido das Brumas", de Brandon Sanderson. Onde é que este senhor vai buscar tanta imaginação?? Adorei! Esperem um mundo completamente diferente do que já viram. Gostei muito da escrita do Sanderson e não me custou, nem um bocadinho, ler este calhamaço. Preciso urgentemente de começar o segundo livro desta trilogia.

"Num mundo onde as cinzas caem do céu e as brumas dominam a noite, o povo dos Skaa vive escravizado e na absoluta miséria. Durante mais de mil anos, o Senhor Soberano governou com um poder divino inquestionável e pela força do terror. Mas quando a esperança parecia perdida, um sobrevivente de nome Kelsier escapa do mais terrível cativeiro graças à estranha magia dos metais - a Alomancia - que o transforma num "nascido nas brumas", alguém capaz de invocar o poder de todos os metais. 
Kelsier foi outrora um famoso ladrão e um líder carismático no submundo. A experiência agonizante que atravessou tornou-o obcecado em derrubar o Senhor Soberano com um plano audacioso. Após reunir um grupo de elite, é então que descobre Vin, uma órfã skaa com talento para a magia dos metais e que vive nas ruas. Perante os incríveis poderes latentes de Vin, Kelsier começa a acreditar que talvez consiga cumprir os seus sonhos de transformar para sempre o Império Final…"


3. "Letras Escarlates" da Saga dos Outros, da Anne Bishop. Wow... Parem tudo. Se gostam de fantasia, não podem deixar passar esta fantasia urbana. A sério, do melhor! Um mundo pensado ao pormenor, não falta nada. É daqueles livros que eu leio e consigo facilmente entrar na história porque tudo faz sentido e não há pontas soltas. A escrita da autora é bastante visual e clara, o que acaba por cativar o leitor. Já li o segundo livro da série e posso garantir-vos que mantém a qualidade do primeiro.

Este livro traz-nos a história de convivência (ou não!) entre os humanos e os Outros, seres sobrenaturais que dominam Namid. Aqui, os humanos não são mais do que mera carne para estes seres e, à mínima falha, viram as suas presas. No entanto, apesar de os Outros serem reconhecidamente mais fortes, a sua relação mantém-se num certo equilíbrio, com o reconhecimento de que ambas as partes possuem bens necessários, uma à outra: os Outros possuem água e terra; os humanos, tecnologia. 

Meg, uma fugitiva que vem procurar refúgio por aqueles sítios e que vai acabar por modificar a relação entre os seres humanos e os Outros (uma diversidade enorme de metamorfos: ursos, lobos, corvos, falcões, coiotes, ...). Lakeside é um espaço de convivência entre eles e é gerido por Simon que acaba por contratar Meg como Intermediária (um posto que consiste basicamente em trabalhar com a distribuição de correspondência e encomendas), apesar de se aperceber de que Meg é diferente dos restantes humanos que já conheceu.


4. "Segredos de Uma Ilha", da Natasha e do Bruno Silveira. Não me canso de recomendar esta leitura e tenho pena de não se falar mais deste livro. Literatura nacional do melhor que se tem por cá. Tenho já aqui na estante, prontinho para ler, o segundo livro da saga: "Segredos de Uma Ilha - Revelações". 

Esta é a história de três irmãos ~ Sakura , Sven e Santiago ~ feiticeiros com uma linhagem que os vai tornar, de certa forma, especiais. Um grande mistério paira sobre o seu passado, sobre as suas origens, detalhes que estão estrategicamente escondidos e camuflados, para que os mesmos se encontrem protegidos. Traições, mistério, ancestralidade e linhagens curiosas, velocidade, humor, intrigas, cultura nipónica, referências musicais e pinceladas à beleza da ilha da Madeira e suas tradições... podem esperar tudo isto e muito mais nas 500 páginas do livro. 


5. "Falling Kingdoms", da Morgan Rhodes, que já foi sugerido pela Raquel do So Happy With Books. Um enredo muito bem criado, com vários reinos e uma história bem construída, pensada com muitos plot twist. Capítulos curtos em que cada um mostra a visão de uma personagem diferente. Uma autora que também não tem medo de assassinar as suas personagens. Desta série já só me faltam o último livro já publicado, e o último da série que está previsto para o final do ano.

É uma história viciante - prometo! - e vão querer saber o que se passa em Mytica, um mundo composto por três reinos, onde a magia já foi esquecida. Num entrelaçar de movimentos rebeldes e de lutas pelo poder, magia e feiticeiras, traições e alianças secretas, as quatro personagens principais - Cleo, Magnus, Lucia e Jonas - vão ter que enfrentar o seu destino e defender os seus ideais. 


6. "As Crónicas do Gelo e do Fogo", de George R R Martin. Não me vou alongar com as sugestões para lerem esta série porque acho que toda a gente já toda e já ouviu falar. É uma das minhas preferidas pela história, que é... brutal, pela escrita, pela riqueza do conteúdo, pelas intrigas e pela surpresa que este senhor consegue criar, ao virar de cada página. Ainda me lembro da "frieza" com que ele assassinou uma das minhas personagens preferidas logo no início da série... Senhor Martin, foi como uma faca no meu coração!
Leiam! 






7. Uma das séries que já está a entrar para os meus tops, é a série "Seven Realms" da Cinda Williams Chima. Ainda só li o primeiro livro mas foi amor à primeira vista! 


A nossa personagem principal é Han, um rapaz pobre que vê obrigado a roubar para ajudar a mãe a tratar da casa e da irmã. Depois de algum tempo nessa vida, decide tomar outro rumo. Um estranho amuleto mágico vai aparecer nessa altura, na sua vida, e vai trazer algumas mudanças. Um amuleto muito antigo, que é procurado por muita gente e que não pode cair nas mãos erradas. Para além desta personagem, temos também Raisa, a princesa (diria eu guerreira) que quer começar a mudar algumas coisas pela corte, e ser algo mais do que um mera peça decorativa naquele quadro. Uma personagem cativante pela sua maneira de ser e de pensar. A verdadeira acção vai começar quando estas duas personagens se cruzam. Uma história que recorre muitas vezes ao passado que esconde grandes revelações. 


Uma série que gostei muito de assistir e que acho que, em certa parte, foi uma adaptação muito boa do livro, foi a do "Jonathan Strange and Mr Norrel", está espetacular! O livro também é muito bom, mas bastante grande - na minha opinião. A série consegue captar bem a essência da história e tem uns efeitos cinco estrelas. 









E estas são as minhas sugestões. Tenho mais, mas tive que fazer uma selecção, caso contrário, não sairíamos daqui hoje!

Quais são agora as minhas apostas de leitura para o resto deste ano?


E vocês, o que já leram e o que pretendem ler? 








Comentários

  1. Partilho uma iniciativa da associação Animais de Rua, de onde sou voluntária e coordenadora,
    que penso ser muito pertinente para o panorama literário. Penso que seja uma iniciativa inédita deste género/dimensão e gostaria que chegasse ao máximo de pessoas possível, a bem da causa, mas também da Literatura
    Muito obrigada pela atenção.
    https://www.facebook.com/animaisderua/photos/a.436994966346711.96755.130085173704360/1481452335234297/?type=3&theater

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já publiquei na minha página do facebook! Obrigada pela informação e pela dica. Acho uma boa iniciativa e torço para que tenha bons resultados :)

      Eliminar

Enviar um comentário