DEVANEIOS | Há sempre tempo para ler


Ando desaparecida, não me puxem as orelhas. Mas a verdade é que nestas últimas semanas me deu uma vontade incrível de voltar a escrever e esta sensação andou aqui às voltas até eu me decidir a pegar outra vez neste pedacinho de mim, chamado ~ mary red hair ~.

Vamos continuar a ter um blogue centrado nos livros ~ claro! isso não poderia faltar ~, mas quero trazer também um conteúdo diferente, outras coisas que também fazem parte da minha vida e do meu quotidiano. Coisas banais mas que gostaria de partilhar convosco. Espero que gostem.

Bom, e hoje (façam de conta que ainda não passou a meia noite...) celebra-se o Dia Mundial do Livro. E, curiosamente, uma coisa que constantemente me perguntam é como tenho eu tempo para ler tanto. Imagino que as pessoas ao meu redor julguem que passo o dia, confortavelmente sentada numa cadeira, com uma caneca de chá, a ler. Lamento desiludir-vos mas... não, não é assim que passo o meu dia.

À semelhança do post da Helena Magalhães (que podem ler aqui) e da Cláudia (aqui) gostaria de vos contar um pouquinho desta minha pequena paixão e da minha rotina de leitura.

| Há que definir prioridades |

Em primeiro lugar, e algo que faz realmente a diferença, é que eu gosto mesmo muito de ler. Isto significa que, de todos os meus hobbies, este será o que vai ter mais peso e mais importância na minha vida. E por que é que isto é importante? Porque significa que a leitura será a minha prioridade quando ocupo o meu tempo livre. Há quem goste de ver séries, de cozinhar, de passear no shopping... pois eu gosto de ler.

Assim, quando grande parte dos meus amigos descansa no sofá, ao final do dia, a ver uma série, eu leio. 

Sendo a minha prioridade, também defino metas para as minhas leituras. Bem, chamemos-lhe antes horários. Assim, há dois períodos no meu dia em que me podem encontrar no sofá ou na minha cadeira de leitura, com uma chávena de café ou de chá: entre as 14:30 e as 17:30, que é o horário da sesta do pequenote cá de casa; e antes de dormir (e, neste caso, procurem-me antes na minha rica caminha). Ler antes de ir dormir é a melhor coisinha que há e está comprovado cientificamente que não devemos usar tecnologia antes de nos irmos deitar, uma vez que assim despertamos o nosso cérebro em vez de lhe dizermos que é hora de sossegar e ir dormir. Por isso, minha gente, vamos deixar os telemóveis e os tablets e vamos pegar no nosso livrinho.


| Ter sempre um livro connosco |

Desde que me lembro que tenho sempre um livro na mala ou na mochila. Naqueles tempos mortos ~ numa fila, enquanto espero por algo ou alguém, numa viagem de transportes públicos (não consigo ler numa viagem de carro, para grande pena minha) ~ tiro sempre o livro e faço render aqueles minutos. E quem diz livro, diz ebook também. Podem ler no telemóvel ou num ereader ou ainda escutar um audiobook.

Sempre que começo a ler um livro, tento arranjar o ebook, que geralmente copio para o meu ereader e para o meu telemóvel. ~ Sim, gosto mesmo de ter a certeza de que nunca vai falhar a bateria em lado nenhum! ~ E sim, às vezes estava no café com os amigos todos no telemóvel e eu não era excepção... mas estava a ler. E não pensem que não tenho que fazer um esforço para me desligar das redes sociais, porque tenho. Mas como disse, há prioridades e há que saber organizar o tempo.

Para além disso, há outras actividades diárias que me permitem ir lendo umas páginas, enquanto as realizo. Por exemplo, enquanto cozinho, vou lendo lá pelo meio e quando vou fazer exercício ou quando limpo a casa, levo sempre um audiobook no telemóvel. E estes são apenas dois exemplos. 

| Livros há muitos |

É mesmo verdade! Há imensos livros para ler... já pensaram nisso? Escolham um que vos agrade e se chegarem à conclusão de que não estão a gostar... é normal. Não entrem em pânico. Há momentos e estados de espírito para diferentes tipos de livros, por isso se acham que o que estão a ler não vos está a puxar, deixem-no e voltem a ele mais tarde.

Desde que o comecei a fazer sou uma leitora muito mais feliz!


| Comunidade Literária e Controle das Leituras |

Fazer parte de uma comunidade literária foi uma mais valia para mim. Poder trocar impressões, estar a par das novidades, pedir opiniões e, acima de tudo, descobrir coisas novas. 

Hoje em dia, sou viciada no booktube, alguns blogues literários e no goodreads (caso ainda não conheçam este site, registem-se já.. permite-vos organizar as vossas leituras e livros, criar listas, definir metas, pesquisar informação, seguir autores, fazer parte de grupos de leitura e mais uma infinidade de coisas...). 

E se gostarem de registar as vossas impressões, façam como eu, arranjem um caderninho bonito e escrevam algumas notas importantes sobre o livro que leram, frases que queiram destacar, ... façam o vosso registo de leitura, com metas e um tracker com as páginas que leram em cada dia e anotem as leituras mensais. Divirtam-se a registar isso tudo. Comigo resulta 100%.

| Tempo para Ler |

Posto isto, ainda acham que é um feito hercúleo ler algumas páginas por dia? Ou acham que conseguiam separar alguns minutos do vosso dia e renderem-se a este mundo? Não acho que seja nada de extraordinário. Para mim, resume-se tudo a gosto, organização e prioridades. Concordam?

E então, aceitam o desafio de arranjar um tempinho no vosso dia para lerem? Ou já o fazem? Quais são as vossas dicas? Quero saber isso tudo!!






Comentários